Aula 1 - Plano de ensino - 29 de fevereiro

Disciplina

 

Comunicação e marketing

Semestre

 

Terceiro

Carga Horária

 

60h

Ementa

 

Origens do marketing; elementos do marketing; marketing aplicado

 

Objetivo Geral

 

Desenvolver conhecimentos na área de marketing, assim como a capacidade profissional de aplicar em atividades práticas do dia a dia da comunicação.

 

Relação com outras atividades de ensino-aprendizagem do curso

 

O marketing precisa de conteúdos advindos das disciplinas das áreas de humanas e sociais, assim como pode ser um instrumento que potencialize o seu desenvolvimento.

 

Conteúdo Programático

 

1 – Origens do marketing

1.1  A presença do marketing na História

1.2  Filosofias de administração do marketing

1.3  O marketing na atualidade

 

2- Elementos do marketing

2.1  Princípios do marketing

2.2  Comunicação integrada no marketing

2.3  Pesquisa no marketing

2.4  Marketing e gestão de pessoas

 

5 – Marketing aplicado

5.1  Marketing político

5.2  Marketing e meio-ambiente

5.3  Marketing social

5.4  Merchandising

5.5  Marketing esportivo

5.6  Marketing religioso

5.7  Marketing educacional

5.8  Marketing de guerrilha

 

Bibliografia Básica

 

FERRAZ, Francisco. Manual Completo de Campanha Eleitoral. Porto Alegre: L&PM, 2003.

KOTLER, Philip. Marketing. São Paulo: Atlas, 1985.
______. Marketing para organizações que não visam lucro. São Paulo: Atlas, 1988.
McKENNA, Regis. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

Bibliografia Complementar

 

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1989.

LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1985.

MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural & comunicação dirigida. São Paulo: Globo, 1993.

PINHO, J. B. Propaganda institucional. São Paulo: Summus, 1990. 166p.
______. Comunicação em marketing. São Paulo: Papirus, 1991. 194p.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. São Paulo: Summus, 1995.

 

 

Calendário

Primeiro bimestre: elaborar o projeto de um plano de marketing.

Prazo: 25 de abril

Pontuação: 03

Prova: 25 de abril

Pontuação: 07

Segundo bimestre:

Apresentação do plano de marketing:  13 de junho

Pontuação: 06

Segunda avaliação: 20 de junho

Pontuação: 04

Segunda chamada: 27 de julho

Avaliação complementar: 04 de julho