Aula 8 - Princípios do marketing 3 - 28 de março

Autoria: Jonas Kasper

http://www.coladaweb.com/marketing/principios-de-marketing

 

O orçamento da propaganda baseia-se na disponibilidade de gastos da empresa, em uma percentagem de vendas, nos gastos do concorrente, ou em objetivos-tarefas. A decisão de mensagem exige a definição do alcance, freqüência e impacto das metas; a seleção dos principais tipos de mídia; a escolha de veículos específicos; determinação da cronologia da mídia. As decisões de mensagem e mídia devem ser estreitamente coordenadas para que haja o máximo de eficiência nas campanhas. Finalmente, a avaliação da propaganda exige a mensuração dos efeitos da comunicação e a  mensuração dos efeitos sobre as vendas antes, durante e depois da campanha de propaganda. Embora considerações semelhantes sejam necessárias quando são tomadas decisões internacionais de propaganda, essas situações apresentam mais complexidades que não ocorrem nas situações nacionais.

Nos últimos anos houve um rápido crescimento na promoção de vendas. A promoção de vendas engloba uma grande variedade de ferramentas de incentivo no curto prazo no curto prazo – cupons, prêmios, concursos, descontos – destinadas a estimular os consumidores, o comércio e a própria força de venda da empresa. Os gastos com promoção de vendas exigem a definição de seus objetivos, seleção das ferramentas, desenvolvimento, pré-teste e implementação do programa e avaliação dos resultados.

As relações públicas – que envolvem a obtenção de publicidade favorável e a criação de uma imagem positiva para a empresa – é a menos usada das três principais ferramentas de promoção, embora tenha grande potencial para construir conscientização e preferência. As principais decisões de relações públicas são: definição de seus objetivos, escolha das mensagens e veículos, implementação do plano, e avaliação dos resultados.

O orçamento da propaganda baseia-se na disponibilidade de gastos da empresa, em uma percentagem de vendas, nos gastos do concorrente, ou em objetivos-tarefas. A decisão de mensagem exige a definição do alcance, freqüência e impacto das metas; a seleção dos principais tipos de mídia; a escolha de veículos específicos; determinação da cronologia da mídia. As decisões de mensagem e mídia devem ser estreitamente coordenadas para que haja o máximo de eficiência nas campanhas. Finalmente, a avaliação da propaganda exige a mensuração dos efeitos da comunicação e a  mensuração dos efeitos sobre as vendas antes, durante e depois da campanha de propaganda. Embora considerações semelhantes sejam necessárias quando são tomadas decisões internacionais de propaganda, essas situações apresentam mais complexidades que não ocorrem nas situações nacionais.

Nos últimos anos houve um rápido crescimento na promoção de vendas. A promoção de vendas engloba uma grande variedade de ferramentas de incentivo no curto prazo no curto prazo – cupons, prêmios, concursos, descontos – destinadas a estimular os consumidores, o comércio e a própria força de venda da empresa. Os gastos com promoção de vendas exigem a definição de seus objetivos, seleção das ferramentas, desenvolvimento, pré-teste e implementação do programa e avaliação dos resultados.

As relações públicas – que envolvem a obtenção de publicidade favorável e a criação de uma imagem positiva para a empresa – é a menos usada das três principais ferramentas de promoção, embora tenha grande potencial para construir conscientização e preferência. As principais decisões de relações públicas são: definição de seus objetivos, escolha das mensagens e veículos, implementação do plano, e avaliação dos resultados.

 

8. E-COMMERCE

Comércio eletrônico (e-commerce) - Operações comerciais entre empresas ou entre empresas e pessoas físicas por meio da comunicação entre computadores com base em infra-estrutura de redes públicas e privadas. É o grande "boom" da Internet. Milhares de lojas virtuais são criadas todos os dias. De alfinetes a automóveis, é possível comprar e vender praticamente tudo pela Internet. O e-commerce é um mercado que movimenta milhões de dólares e cresce de forma espantosa a cada ano.

 

8.1. Características

O comércio eletrônico possui uma série de características que o diferenciam do comércio tradicional. Conheça algumas delas:

Maior interação com o consumidor e conhecimento de suas necessidades.

Aumento do faturamento.

Aumento da participação de mercado.

Divulgação da marca.

Aumento do alcance das vendas.

Redução de custos.

Maior agilidade.

 

Comércio eletrônico é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações ou entre estas e indivíduos, ou entre indivíduos, permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.

O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligados ao comércio eletrônico.

1. Defina sua estratégia de marketing

Não pense que só montando a sua loja você estará vendendo. É preciso ter uma estratégia de marketing, incluindo divulgação e atendimento ao consumidor. Lembre-se que cliente mal atendido não volta.

2. Fique atento

A Internet muda rapidamente. Seus concorrentes também. Você precisa ter agilidade suficiente para mudar seu jeito de vender em questão de horas ou minutos. Acompanhar de perto preços, serviços e tecnologias usadas pelos seus concorrentes, estando sempre preparado para crescer. Acompanhe também artigos e matérias sobre comércio eletrônico, além dos casos de sucesso (e de fracasso) na Internet.