Igreja e Meios de Comunicação


Esta disciplina foi preparada para atender aos estudantes de Teologia do Instituto Paulo VI, em Pelotas.

 

Objetivos:

1.     Baseado no que é proposto pela Igreja para preparar seus quadros – tanto aqueles que vão para o sacerdócio, quanto religiosos e leigos – trabalhar o conhecimento da teoria emanada de seus diversos documentos.

2.     Exercícios práticos de expressão e de conhecimento dos Meios de Comunicação.

 

Ementa:

A disciplina insere o aluno no processo de compreensão e utilização dos meios de comunicação – com abrangência para a comunicação pessoal, interpessoal e dos meios de comunicação de massa.

 

Conteúdos:

1. A Comunicação nos documentos da Igreja

2. A postura diante dos Meios de Comunicação

3. A utilização da linguagem verbal

4. A utilização da linguagem não-verbal

5. Leitura e a construção do texto

6. Oficina de texto

7. Notícia, artigo, crônica e editorial

8. A construção de um jornal

9. Exercícios de interpretação

10. O contato da “fonte” com o Meio de Comunicação

11. Produção e apresentação para rádio

12. A imagem pública

13. Produção e apresentação para televisão

14. Uma Igreja sem história - o registro de imagens

15. Liturgia e Comunicação

 

Bibliografia:

Gendrin, Bernard. Igreja e Sociedade. São Paulo, Edições Paulinas, 1998

Manual de Comunicação. Editora Sinodal. 1997.

Documentos da Igreja:

- Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio. No 59 da CNBB. 1997.

- Ética da Publicidade. Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. 1997.

- Aetatis Novae. Instrução Pastoral do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. 1992.